RSS

Resíduos Químicos

Os Resíduos Químicos, denominados como Grupo B, através da Resolução da ANVISA RDC 306/2004 precisam de um gerenciamento específico. Entenda quais são os tipos, as formas de armazenamento, o transporte e o destinamento final indicados para este grupo.

Lixo Hospitalar - Resíduos Químicos

Os resíduos químicos (Grupo B) apresentam substancias químicas que podem gerar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de sua característica de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade.

Em instituições de saúde os mais presentes são produtos hormonais e antimicrobianos; citostáticos; antineoplásticos; imunossupressores; digitálicos; imunomoduladores; anti-retrovirais (quando descartados por serviços de saúde, farmácias, drogarias e distribuidores de medicamentos ou apreendidos e os resíduos e insumos farmacêuticos dos medicamentos controlados pela Portaria MS 344/98 e suas atualizações).

Também são eles os resíduos de saneantes, desinfetantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por eles. Efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores), efluentes de equipamentos automatizados utilizados em análises clínicas e demais produtos considerados perigosos, conforme classificação da NBR 10.004 da ABNT (tóxicos, corrosivos, inflamáveis e reativos).

Outro grupo de químicos que merecem destaque são aqueles provenientes das áreas de manutenção e obras sendo estes os removedores, esmaltes, tintas, colas, seus recipientes e materiais contaminados como pinceis, brocas e espátulas.

A incineração é o tratamento indicado para os resíduos químicos perigosos. Frascos vazios e os não perigosos podem ser direcionados para Aterros Sanitários Classe I

O Estado de São Paulo é o único que conta com uma portaria específica que trata das recomendações para resíduos químicos de medicamentos a CVS 21/1991. Para ter acesso ao documento clique no botão abaixo.



CLIQUE AGORA

Deixe o seu comentário

* Campos de preenchimento obrigatótio